segunda-feira, 30 de maio de 2022

Ações do Projeto Vale Sustentável foram apresentadas durante roda da conversa em assentamento na zona rural de Assú

A equipe do projeto e da Petrobras local participaram na última quarta-feira, 25 de maio, de uma roda de conversa com as moradoras do Assentamento Professor Maurício de Oliveira, em Assú. Onde explanaram sobre como as ações do projeto Vale Sustentável, patrocinado pela Petrobras, melhoraram a qualidade de vida das famílias do Assentamento.

Na oportunidade, os presentes fizeram uma visita ao meliponário, que fica ao lado da sede do assentamento, composto por 15 colmeias de abelhas jandaíra, que contribuem para a polinização dos quintais produtivos e da mata nativa, além de produzirem mel para o consumo familiar e a comercialização. O viveiro de mudas nativas de dona Ana, coletora de sementes formada pelo projeto em 2013, também foi visto de perto, com a beleza e a diversidade de um quintal produtivo em plena produção.

O último local visitado foi a área de reserva legal que apresenta resultados significativos, uma vez que áreas antes degradadas foram totalmente reflorestadas e atualmente outros espaços estão sendo restaurados pelo projeto.

Nesses 70 hectares que atualmente foram reflorestados, as mudas alcançam mais de dois metros de altura, o que mostra que as ações de educação ambiental, o envolvimento da comunidade, o isolamento da área em processo de recuperação e as tecnologias aplicadas durante o plantio foram fundamentais para o sucesso da ação.

A visitação ocorreu durante a quarta-feira, possibilitando um diálogo mais próximo com a comunidade e a Petrobras local, proporcionando uma tarde produtiva com a comunidade.

Participaram dessa visita, a equipe técnica do Projeto Vale Sustentável, Rafaela Alves, profissional da Área de Responsabilidade Social da Petrobras Regional Norte e Nordeste, o presidente da Associação do Assentamento Professor Maurício de Oliveira, Railson Baracho e o Grupo de Mulheres Sementes da Terra, representado por Samara, Lidiane, Lora, Ana Maria, Leide, Magnólia e Ana, que apresentaram as ações desenvolvidas pelo projeto na comunidade.

O projeto é uma realização da Anea, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.

Fonte: Projeto Vale Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário