quarta-feira, 17 de abril de 2019

Reserva hídrica da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves já ultrapassa os 31%

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves - Foto do dia 08 de abril/19
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no Vale do Açu alcançou nesta quarta-feira, 17 de abril o volume de 752 milhões 408 mil metros cúbicos de água. A informação consta no Boletim Informativo Diário do DNOCS, autarquia federal que realiza o monitoramento diário do reservatório. Faltando ainda 12 metros e 67 centímetros para começar a sangrar a Barragem encontra-se na cota 42,34. Em termos percentuais isso corresponde a uma reserva hídrica de 31,35%. Desde o dia 21 de fevereiro último até este 17 de abril o nível de água foi elevado em 03 metros e 73 centímetros. Nas últimas 24 horas a elevação foi de 04 centímetros no seu espelho d’água.
Recentemente o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas- Açu (CBH-PPA) solicitou à Agência Nacional das Águas (ANA) que houve redução na quantidade de água liberada nas comportas da Barragem. Depois de uma análise a mencionada solicitação foi atendida e a ANA autorizou ao DNOCS que diminuísse de 4 milhões de metros cúbicos por segundo, para 1,3 milhões de metros cúbicos por segundo a vazão.
A água que sai pelas válvulas dispersoras garante a perenização do rio Açu e torna possível o abastecimento hídrico de Assú, Alto do Rodrigues, Pendências, e Macau entre outras cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário