quinta-feira, 25 de abril de 2019

“Só de moto, a pé ou de canoa”, diz moradora do Sítio Cumbe sobre acesso à comunidade

A dona de casa Eliana Bezerra é moradora do Sítio Cumbe na zona rural de Assú. A água proveniente do transbordamento do Açude Público Mendubim danificou parcialmente a estrada que dá acesso a localidade. Por isso, como afirmou Eliana para chegar nas moradias do lugarejo “só de moto, a pé ou de canoa. E na canoa tem que pagar. Eram dois reais e agora um”.
Se tiver uma pessoa doente não tem nem tempo de chegar ao hospital porque morre um numa situação dessas”, disse.
Ela acrescentou que, cerca de 60 estudantes residentes na comunidade estão há duas semanas sem poder assistir aulas pois o ônibus que antes entrava na localidade agora só vai até a metade do caminho onde foi improvisada uma ponte com carnaúbas e tábuas pela qual o único veículo que pode passar é moto.
Somente cinco alunos estão indo para a escola pois os pais têm moto, e deixam as crianças aqui até onde o ônibus consegue chegar”, explicou Bruno Diego que também reside no Sítio Cumbe.
Na última semana a Prefeitura do Assú publicou no seu site oficial que iniciou os procedimentos que têm por fim a recomposição do trecho de ligação à comunidade.
O secretário [de serviços públicos] Samuel Fonseca, disse que a Prefeitura não tem condições de terminar a obra que ele colocou nas redes sociais como se tivesse sido uma grande obra aqui. Estamos ilhados e só conseguimos entrar na comunidade de moto porque fizemos uma passagem”, reforçou Bruno.
A comunidade sugere que sejam colocadas manilhas para a passagem da água garantindo um acesso de qualidade aos moradores. O secretário Samuel Fonseca disse que após o período chuvoso será feito um trabalho que atenda às necessidades da comunidade. Por enquanto fará o que for possível.

As declarações foram dadas durante entrevista ao programa Caderno de Ocorrências na Rádio Princesa FM. 

Um comentário:

  1. Algo em relação tem que ser feito já, pagamos impostos pra isso, pra quando ocorrer algo como essa situação, a prefeitura possa nos socorrer, prestando os serviços necessários,não só vir para a comunidade em tempo de eleição como é de costume,a comunidade é esquecida por esses tipo de políticos que dizem fazer ou que ira encaminhar projetos em benefício da comunidade,e não cumprem oque promete,isso é uma vergonha,já projetaram muito pra essa pequena comunidade de mais ou menos 400 a 500 pessoas incluíndo as crianças,espero que pelo menos seja feito algo em relação a passagem de município.

    ResponderExcluir