segunda-feira, 6 de maio de 2019

Termina neste dia 06 de maio prazo para eleitor faltoso nas três últimas eleições evitar cancelamento de título

Quem está em débito com a Justiça Eleitoral por não ter votado nas três últimas eleições nem ter justificado ausência tem até esta segunda-feira, dia 06 de maio para regularizar sua situação e evitar que o título de eleitor seja cancelado e em decorrência disso tenha uma série de transtornos e impedimentos.
Em Assú, 317 eleitores devem se dirigir ao Cartório da 29ª Zona Eleitoral no bairro Novo Horizonte – IPE para eliminar a dependência. Eleitores de Ipanguaçu, Itajá e Paraú com títulos passíveis de cancelamento também podem se dirigir a representação da Justiça Eleitoral em Assú que além da 29ª abriga também a 54ª Zona Eleitoral na qual os eleitores dos três municípios citados estão inseridos. A Justiça Eleitoral lembra que cada turno é considerado uma eleição. Eleições suplementares que acontecem quando há cassação de um governante, por exemplo, também são consideradas para essa conta.
O eleitor pode acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no endereço eletrônico www.tse.jus.br para consultar sua situação e estando irregular gerar o boleto para pagamento da multa. Quem não se acertar até este dia 06, corre o risco de além de ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral ficar impossibilitado de tirar passaporte, CPF ou carteira de identidade, participar de concursos públicos e obter empréstimos de instituições financeiras públicas.
Estão livres de tais penalidades os eleitores cujo voto é facultativo. Nessa categoria se enquadram pessoas analfabetas, maiores de 16 anos de idade, porém menores de 18, e maiores de 70 anos de idade, mais portadores de deficiência física ou mental que dificultem ou impossibilitam o cumprimento das obrigações eleitorais.
A relação de títulos cancelados deve ser divulgada pelo TSE no próximo dia 24 de maio. Quem tiver o documento cancelado terá de fazer uma nova solicitação. O TSE divulgou em outubro do ano passado, dias antes das eleições, que cerca de 3,4 milhões de eleitores não compareceram para fazer a revisão eleitoral entre 2016 e 2018 e tiveram seus títulos cancelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário