Reprodução
As professoras Jamille Carvalho Rocha e Jannayna Maria
Nobre Sombra, alunas do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do Campus
Avançado de Assú, tiveram seus trabalhos selecionados na etapa final do Edital
2018 do projeto “Professor Autor: Fazendo História… Trocando Figurinhas”,
promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (CE). Os trabalhos
têm como tema “Oficinas de letramento: desenvolvendo práticas de leitura e de
escrita a partir de uma obra literária”, de autoria de Jamille Carvalho, e
“Semeando práticas de (multi) letramento – revitalização da horta escolar”, de
Jannayna Sombra. As publicações foram selecionadas como experiências exitosas
fomentadoras da melhoria da aprendizagem em sala de aula da rede pública
municipal de ensino de Fortaleza. Os trabalhos são produtos das atividades da
disciplina Alfabetização e Letramento, ministrada no PROFLETRAS pela professora
Marlúcia Barros. O projeto “Professor Autor: Fazendo História…Trocando
Figurinhas” tem por objetivo reconhecer o desempenho docente comprometido com o
sucesso dos educandos. A iniciativa busca também criar uma linha editorial com
a Coleção “Magistério Municipal de Fortaleza em Destaque”, para socialização
das práticas de sala de aula que contribuem para a melhoria dos indicadores
educacionais. Como objetivos específicos, o projeto almeja incentivar, no
magistério municipal de Fortaleza, a cultura da produção de relatos de
experiências docentes bem sucedidas no tocante ao desenvolvimento da
aprendizagem dos estudantes. Para Jamille Rocha, o PROFLETRAS foi fundamental
para a sua conquista e para enriquecer o trabalho desempenhado nas salas de
aula.
“Esse mestrado tem
me proporcionado melhorar a prática em sala de aula e contribuir para o
processo ensino-aprendizagem produtivo da linguagem no qual a leitura e a
escrita são vistas como práticas úteis dentro e fora do contexto escolar”,
salienta.
Já Jannayna Sombra destaca a importância do professor não
ficar sempre na mesma metodologia, pois as pessoas têm formas diferentes de
aprender.
“As oficinas de
letramento proporcionaram compreender o uso da escrita para agir no mundo, para
resolver as problemáticas da escola. A revitalização da horta possibilitou
compreender que a escrita serve a um propósito e permite a construção da
cidadania”, frisa.
Os trabalhos selecionados foram expostos no Salão Outubro
Docente, dentro da programação do Mês do Professor, da Prefeitura de Fortaleza,
com a exposição dos pôsteres e apresentação oral dos trabalhos. A premiação
também contempla a publicação de um livro contendo os textos das práticas
apresentadas, que integrará a Coleção “Magistério Municipal de Fortaleza em
Destaque”. O lançamento do livro está previsto para o mês de dezembro como culminância
do ano letivo de 2018.
Texto de Alderi Dantas
Fonte: Site da UERN
Nenhum comentário:
Postar um comentário