Na manhã desta segunda-feira (19), iniciaram os voos do
exercício CRUZEX 2018, no cenário FAM-FIT, sigla para Familiarization Flight
(FAM) e Forces Integration Training (FIT). Essa etapa inicial é imprescindível
para que os cenários principais, de guerra regular, que serão treinados por
meio dos Composite Air Operations (COMAO), e de guerra irregular sejam
executados.
“Os primeiros dois
dias do exercício são para que todos os pilotos que não operam aqui em Natal,
inclusive os brasileiros, possam se adaptar ao aeródromo e à região”, disse
o Chefe da Divisão de Controle da CRUZEX, Coronel Aviador Francisco Bento
Antunes Neto.
Já o FIT é uma preparação para o COMAO - também conhecido
como voo de pacote, em que várias aeronaves, em torno de 50, de diferentes
tipos, decolam em sequência para, em um espaço-tempo limitado, realizar ações
visando a um objetivo principal. No FIT, há um desmembramento do que, no COMAO,
acontece de forma integrada. Aeronaves de caça e transporte, por exemplo,
realizam suas missões de forma isolada, para que estejam prontos a atuar em
conjunto nos voos de pacote - que começam na quarta (20).
Ao contrário do FAM, que acontece apenas nos dois
primeiros dias, o FIT segue ao longo dos exercício sendo realizado no período
da tarde.
Foto: Sargento Johnson/FAB
O primeiro voo de FAM foi realizado pelo Esquadrão
Jambock (1o GAVCA), que opera os F-5M brasileiros, em conjunto com os caças
F-16 chilenos. Segundo o Major Aviador Miguel, do Esquadrão Jambock, foram dois
caças de cada país, realizando um voo de navegação em circuito pré-planejado.
“Esses voos são importantes
para familiarizar os pilotos brasileiros e estrangeiros com os procedimentos de
solo, frequência de comunicação, procedimentos de decolagem e pouso, características
de operação na região e com o cenário do exercício”, disse o Major Miguel.
Reportagem: Tenente Gabrielli Dala Vechia – CRUZEX - FAB.
Clique aqui para conferir as fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário