Em alinhamento com as determinações da Agência Nacional
de Energia Elétrica (Aneel) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus
(Covid-19), a Neoenergia ampliou a disponibilidade de canais digitais e
suspendeu o corte de energia para os mais de 14 milhões de clientes
residenciais em todas as áreas de concessão de suas distribuidoras. A medida
atende à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e abrange
os estados da Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern),
interior de São Paulo e cinco municípios do Mato Grosso do Sul ( Elektro). A
atividade de corte será suspensa por 90 dias, conforme Resolução Normativa do
órgão regulador, deliberada pela Diretoria da Aneel, nesta última terça-feira
(24). Apesar da suspensão excepcional do
corte, a Aneel solicitou que os clientes que tiverem condições de pagar as
contas honrem seus compromissos e, assim, evitem a incidência de encargos. A
recomendação da agência reguladora reforça a importância do setor elétrico para
a economia e para a arrecadação de recursos para os Estados, que utilizam a
verba para implementar políticas públicas e, neste momento, para combater ao
coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona como meio de arrecadação
para hospitais e instituições beneficentes, que dependem desse recurso para
continuar promovendo atendimentos. Por
prestar um serviço essencial à população, as distribuidoras manterão equipes de
prontidão trabalhando initerruptamente para assegurar o regular fornecimento de
energia aos clientes. Nesse sentido, todo o esforço da Neoenergia e de suas
distribuidoras será com a finalidade de permitir o funcionamento, sobretudo, de
hospitais, unidades de saúde, instituições públicas e privadas, além de
contribuir com o conforto e o bem-estar de milhares de famílias. Em função da
emergência de saúde pública, a Aneel definiu que as distribuidoras devem evitar
a realização de serviços presenciais. Sendo assim, o envio de faturas de
energia poderá ser efetuado por meios eletrônicos, como e-mails ou
disponibilização de códigos de barras por aplicativos. A empresa orienta seus
clientes que cadastrem ou atualizem seus endereços eletrônicos e solicitem a
modalidade de fatura por e-mail, em substituição à entrega presencial das contas
impressas. Como medida preventiva e alinhada com as orientações do Ministério
da Saúde e da Aneel para combater o avanço do coronavírus, a Neoenergia já
havia determinado o fechamento das lojas de atendimento e instituiu medidas de
isolamento social. Para suprir a demanda dos clientes, a empresa viabilizou
diversas opções de canais digitais para solicitar serviços comerciais e
emergenciais, disponíveis 24 horas por dia, com a mesma qualidade e rapidez. As
distribuidoras também foram autorizadas pela Aneel a realizar leituras de
consumo por média aritmética para evitar a exposição de leituristas e clientes
ao vírus. Outra opção defendida pelo regulador é a realização da leitura e
envio para a empresa pelo próprio consumidor, prática já adotada por alguns.
Todas essas medidas têm a finalidade de contribuir com o isolamento social e
inibir a proliferação do coronavírus.
Fonte: Cosern
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