sexta-feira, 27 de março de 2020

Descartados: Quatro pacientes de Assú testam negativo para infecção pelo novo Coronavirus

A coordenação do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Municipal de Gestão da Emergência em Saúde Pública Decorrente do Coronavírus (COVID-19) comunicam que há 29 registros oficiais de pacientes com suspeita de infecção em Assú, tendo sido 26 atendidos e coletados em Assú; 01 em Mossoró; 01 em Natal; e, 01 em Alto do Rodrigues. Foram descartados 04 casos após exame laboratorial com resultado negativo para Coronavírus.
Casos descartados
Criança do sexo masculino, de 02 anos de idade, que foi atendida e teve amostra de material coletada em Mossoró;
Jovem do sexo masculino, de 36 anos de idade, com histórico de viagem ao exterior. Atendimento e coleta de material em Assú;
Criança do sexo masculino, de 03 anos de idade. Atendimento e coleta de material em Assú;
Jovem do sexo masculino, de 23 anos de idade. Atendimento e coleta de material em Assú.
Óbitos em investigação
Entre os suspeitos, registraram-se dois óbitos que estão em processo de investigação: o primeiro do sexo feminino, anos, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), veio a óbito no Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos; e, o segundo caso, também do sexo feminino, 83 anos de idade, portadora de Neoplasia, vindo a óbito no Pronto Socorro Municipal de Assú, ambas com atendimento e coleta de material em Assú.
Entre os casos descartados, um veio a óbito: trata-se da criança de 02 anos de idade, atendida em Mossoró, tendo laudo conclusivo em negativo para coronavírus e positivo para H1N1.
Monitoramento dos suspeitos e coleta de material
Os pacientes permanecem em situação estável e sob isolamento domiciliar, acompanhado por profissionais do referido setor de Vigilância em Saúde. Deve-se atentar para que o descumprimento do isolamento domiciliar poderá acarretar em punição civil, administrativa e penal dos agentes infratores. As amostras de materiais coletadas para os exames laboratoriais são remetidas para análise no Laboratório Central (LACEN), na capital, onde seguirá o fluxo definido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
Considerações da variação de casos suspeitos:
O número de suspeitos permanece inalterado por ter sido descartados 03 suspeitos, e realizada coleta de 03 novos casos na data de 26 de março de 2020.
A notícia é da Prefeitura do Assú. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário