quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Inclusão produtiva está mudando a vida de famílias de associação de moradores em Assú

Divulgação
Aumentar a produtividade e qualidade das culturas produzidas, através da melhoria da eficiência hídrica, da redução de custos e elevação da eficácia na irrigação, com as mudanças no sistema das áreas já cultivadas é a grande expectativa das 11 famílias da Associação dos Moradores de Russinho, em Assú. Elas foram beneficiadas pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Governo Cidadão, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial, com a perfuração e instalação de poço tubular profundo (100m), a implantação da área produtiva com 10 hectares de irrigação localizada e automatizada, já com foco no transporte e mecanização agrícola, estão sendo adquiridos equipamentos agrícolas, um caminhão (F4000) e um trator, tendo este último já sido entregue esta semana. Para o presidente da associação, Marcelo Henrique Lima Batista, essa é uma grande oportunidade que todos os beneficiários têm de mudar a realidade.
Há muito nós todos sonhávamos com a chegada deste projeto. Agora, o nosso sonho está virando realidade. Todos os dias ele se torna um pouco mais sólido e mostra que nosso crescimento é possível, é a nossa verdade”, comemorou Marcelo.
Em breve será implantada a nova área irrigada, refletindo de forma positiva no aumento das produções, com redução dos custos com energia elétrica pela substituição e automação do sistema de irrigação, que passará a ser por gotejamento, e devido à mecanização agrícola e melhor prontidão no atendimento da demanda nos cultivos relativos a preparo de solo, tratos culturais, pulverizações e transporte tanto na colheita das frutas e nas adubações. O secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, reforça que priorizar a inclusão produtiva é uma orientação da Governadora Fátima, e com vistas no desenvolvimento sustentável das regiões, essas ações promovem uma inclusão socioeconômica importante a esses beneficiários.
Assim, os setores produtivos ligados à agricultura familiar e à economia solidária, poderão gerar emprego e renda, tendo acesso direto a novos mercados, a partir de uma maior produtividade e qualidade dos produtos ofertados”, finalizou Mineiro.
Fonte: Governo Cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário